comunicação B2C

Pra
estudantes

Conheça a identidade verbal e visual do financiamento estudantil Pravaler para estudantes. Empoderamos pessoas que desejam transformar suas vidas por meio do acesso facilitado à educação privada de qualidade.
conteúdo textual

Identidade Verbal

Quando o assunto é identidade verbal, o objetivo é construir uma linguagem proprietária, única, legítima, completa e impactante.

Mensagem

Potencializar as pessoas pra investirem no que querem ser.
Instigamos o protagonismo nas pessoas, mostrando caminhos e possibilidades de evolução. A gente ajuda as pessoas a alcançarem seus objetivos, a cursarem o que realmente querem ser.

Tom de voz

Construído a partir dos nossos atributos de personalidade
Possível
Nossos textos abrem a cabeça do estudante para as possibilidades de futuro. Reforçam que dá pra estudar o que a pessoa quiser e que existe um jeito mais inteligente e completo de financiar os estudos.
Presente
Nossos textos chamam o estudante pra perto. Entram na vida e nas histórias de quem estuda e de quem quer estudar, puxam a conversa, aprendem junto e mostram que ninguém está sozinho.
Potente
Nossos textos falam a real para o estudante. Descomplicam o assunto, transmitem ideias sem voltas nem palavras difíceis e fortalecem a confiança, porque se colocam do lugar de quem está lendo.

Manifesto

Se for pra ser, que seja Pravaler
Sua vida é feita do que
você é e do que você quer ser.

Das escolhas que já fez e também
daquelas que quer muito fazer.

Porque uma coisa é o que você
consegue ter.
Outra coisa é o que você quer ser.

Chamamos isso de liberdade.
Pra escolher, pra estudar,
pra ocupar novos espaços desde já.
Pra ser a mudança, pra ser pravaler.

Pra ser livre pra se definir
e até pra se repensar.

É sonho e realidade
em um mesmo impulso.
Cheios de coragem e vontade.
É seu futuro marcando presença,
falando a que veio, chamando pra ação.
Vai lá, escolhe o melhor
pro que você quer ser.

Respira e vai! Porque agora tem
gente torcendo e te fortalecendo.

Vai mesmo e vai pravaler!

Vai escolhendo o que quer fazer
e onde quer estar. Vai porque existe
quem investe junto e defende seu ideal.

Acreditamos em quem você é
e te impulsionamos em direção
ao que você pode ser.

Porque, sim, você pode MUITO!
Sabemos que não é um pulo, é um caminho.
Mas é um caminho que vale a pena.
Não é do dia pra noite, mas é pra vida.

Se é o que você realmente quer ser,
que seja Pravaler.

Materiais úteis

Esse material é exclusivo para pessoas que trabalham no Pravaler. Ficou interessado? Confira nossas vagas.
Glossário Pravaler
Leitura /14 min
Playbook de copywriting com informações fundamentais pra aplicar corretamente a nossa identidade verbal. Dicas de criatividade e conteúdo, técnicas de escrita persuasiva e exemplos do nosso dia-a-dia.
Brandbook Pravaler
Leitura /49 min
Manual de marca completo com a construção da nossa plataforma de marca. Trazemos os atributos da linguagem em detalhes, com exemplos e orientações pra potencializar a sua escrita sobre o universo Pravaler.
Workshop Copy
Gravação /49 min
Treinamento de Criatividade e Copywriting focado em dicas práticas de uso da linguagem, técnicas de persuasão pra aquisição e orientações pra direcionar o time a escrever de forma cada vez mais adequada à nossa marca.
CONTEÚDO VISUAL

Identidade Visual

Mais do que o logo, toda marca forte possui um universo visual proprietário e que garante o seu protagonismo e diferenciação.

Cores

Principais
Nossa paleta de cores principais é formada por 3 cores-base: Laranja Pravaler, Branco e Preto. Essa combinação gera reconhecimento e diferenciação cromática pra nossa marca.
Laranja
HEX: #FA5300
RGB: 250 83 0
CMYK: 0 77 96 0
Pantone Orange 021 C
Branco
HEX: #FFFFFF
RGB: 255 255 255
CMYK: 0 0 0 0
Preto
HEX: #000000
RGB: 0 0 0
CMYK: 100 100 100 100
Secundárias
As cores complementares foram elaboradas pra gerar flexibilidade de uso em nossa comunicação, expandindo nossa paleta principal e gerando variações, focando em contrastes, combinações e acessibilidade.
Vermelho Pastel
#FFE8E2
255 232 226
0 10 7 0
Roxo Pastel
#F3E8FF
243 232 255
3 9 0 0
Verde Pastel
#CBF9CA
203 249 202
20 0 28 0
Azul Pastel
#D1F2FC
255 245 179
16 0 1 0
Amarelo Pastel
#FFF5B3
255 245 179
1 1 37 0
Vermelho
#C92100
201 33 0
14 98 100 5
Roxo
#4A277D
74 39 125
88 100 15 4
Verde
#0B452D
11 69 45
88 44 84 51
Azul
#044058
4 64 88
89 69 44 33
Amarelo
#D97D27
217 125 39
12 59 100 1
Proporções
Entendemos que existem momentos específicos de comunicação, variação de público e mensagem. Por isso, temos recomendações pra orientar em cada caso. Dessa forma, é possível entender melhor o que buscamos como reconhecimento e residual em nossas comunicações.
Proporção institucional
Pra peças que possuem uma construção mais próxima à marca, recomenda-se o uso das cores na proporção que prioriza a nossa cor principal, o Laranja Pravaler.Assim, conseguimos assumir o nosso território e construir reconhecimento junto ao público.
Proporção para Ads
Pra ter mais flexibilidade e variedade nas composições diárias de comunicação, que possuem intuitos diversos, como informar, vender, divulgar algo específico, etc, é permitida uma presença maior das cores secundárias.Porém, é fundamental usar o Laranja Pravaler como cor transversal em todas as peças.

Composição

Elemento gráfico
Nosso elemento gráfico é utilizado como base de toda estrutura formal de layout, gerando um elemento presente, reconhecível, com reforço e residual ao elemento que temos em nosso logo. Além disso, gera consistência em diferentes peças e contextos. Aqui encontramos algumas possibilidades de composição usando nosso sistema e elemento gráfico.
Grid
Pra facilitar a composição gráfica dos materiais de comunicação, recomenda-se a utilização de um grid com ocupações em blocos de pelo menos 5% de preenchimento. Assim, geramos uma disposição com os respiros e espaçamentos necessários pra orientar a diagramação.

Tipografia

Pravaler Sans
A Pravaler Sans deve ser sempre utilizada no desenvolvimento dos materiais da marca pra ser sinônimo de quem somos.
Display x Text
A versão Pravaler Sans Display carrega características e detalhes em seu desenho que trazem personalidade e diferenciação, dando mais movimento, detalhes e singularidade.
Já a versão Pravaler Sans Text é pensada e otimizada pro uso textual, tendo detalhes e otimizações desenhadas pra textos corridos e reduções.
Pravaler Sans Display
Extralight
Light
Book
Regular
Medium
Semibold
Bold
Extrabold
Aa
Pravaler Sans Text
Extralight
Light
Book
Regular
Medium
Semibold
Bold
Extrabold
Aa
Escala
Aqui mostramos algumas possíveis combinações. Sempre priorizamos a leitura, hierarquia e fluidez, mostrando também quando usar a versão Display e quando usar a versão Text.
Se tiver em dúvida de qual escala usar, confira o site: type-scale.com
Pravaler Display
65-350pt
Medium/Semibold/Bold

Minhas escolhas são pravaler.

Pravaler Display
30-65pt
Medium/Semibold

Minhas escolhas são pravaler.

Pravaler Text
29-7pt
Light/Regular/Medium
Nulla et suscipit nunc, ut lacinia sem. Fusce aliquam erat tellus, ac consectetur augue aliquam sed. Aliquam vitae est nisl.

Fotografia

Nosso olhar fotográfico promove protagonismo e empoderamento aos personagens apresentados. Entendemos que a pluralidade da nossa nação precisa ser intrínseca em nossas ensaios. Assim, preservamos e valorizamos a inclusão de diversidade, respeitando nossas diferentes culturas, valores, etnias, idades, pesos e estilos de vida.
Cenários
Registros em estúdio
Ajudam em composições onde o foco é direcionado diretamente aos personagens, tirando ruídos externos e valorizando a presença das pessoas.
Registros ambientados
Cenários e fundos transmitem mensagens. São um recurso de contexto pra valorizar as narrativas, trazendo relevância à mensagem e autenticidade nos registros.
Cores em uso
Uma recomendação pra reforçar a presença da nossa marca em nossas fotos é através do uso de nossas cores em objetos, vestuário, acessórios e ambientes. Dessa maneira, nossa presença é marcada nas composições, mesmo sem tratamentos fortes nas fotos. É permitido usar nossas cores primárias ou secundárias.

Ilustração

Nosso desenho carrega consigo a geometria, além dos traços leves e simples provenientes das formas básicas, pra reforçar atributos estratégicos de nossa marca. Usamos uma perspectiva isométrica, destacando isso em nossas cenas. Nos temas das ilustrações, buscamos representar os contextos de nossos alunos, nossos produtos e reforçar nossos diferenciais.
Construção
Nossa construção parte da perspectiva isométrica pra conferir a sensação de profundidade e tridimensionalidade ao objeto desenhado.
Cores para ilustração
Com o intuito de gerar um repertório de possibilidade e deixar mais evidentes os detalhes de luz e sombra nos objetos representados, temos uma expansão no repertório de nossas cores. Com isso, criamos possibilidades de detalhamento e uma sensação de profundidade ainda maior.
Essa expansão da paleta é de uso exclusivo para as ilustrações.
Laranja
#FA5300
250 83 0
0 77 96 0
Preto

#00000
0 0 0
100 100 100 100
Cinza

#ECECEC
236 236 236
6 4 4 0
Vemelho Pastel

#FFE8E2
255 232 226
0 10 7 0
Vermelho
#C92100
201 33 0
14 98 100 5
Roxo Luz

#F8F3FF
248 243 255
2 4 0 0
Roxo Pastel
#F3E8FF
243 232 255
3 9 0 0
Roxo Sombra

#C9A9F7
201 169 247
23 34 0 0
Roxo

#4A277D
74 39 125
88 100 15 4
Verde Luz

#EBFFE8
235 255 232
7 0 11 0
Verde Pastel
#CBF9CA
203 249 202
20 0 28 0
Verde Sombra

#86E583
134 229 131
47 0 67 0
Verde

#0B452D
11 69 45
88 44 84 51
Azul Luz

#E3FAFF
227 250 255
9 0 0 0
Azul Pastel
#D1F2FC
255 245 179
16 0 1 0
Azul Sombra

#7CD4E8
124 212 232
46 0 8 0
Azul

#044058
4 64 88
89 69 44 33
Amarelo Luz

#FFF6E6
255 246 230
0 2 9 0
Amarelo Pastel
#FFF5B3
255 245 179
1 1 37 0
Amarelo Sombra

#FEEE93
253 238 147
2 2 53 0
Amarelo

#D97D27
217 125 39
12 59 100 1

Ícones

Nossos ícones seguem a racionalidade da nossa identidade e são construídos a partir de uma malha de 24 por 24 unidades ou pixels, explicada nas páginas seguintes pra garantir uma excelente proporção. Independentemente da forma do desenho, um ícone Pravaler deve ser construído centralizado e sempre respeitando os limites da malha pra manter a proporção do conjunto.
Construção
Pra construção da família iconográfica, usamos um grid modular (24x24). Dessa forma, garantimos uma consistência na construção de nossos ícones.
Sobre cores
Redução
Pra garantir reconhecimento em pequenas aplicações, temos uma versão adaptada para reduções, que mantém as principais características, como o grid de construção, traço em linha e formas geométricas.

Animações

Ease In/Out
A definição da influência da animação nos ajuda a pensar na padronização como um elemento importante pra conseguirmos ter congruência visual entre todos os projetos.
Composições

Produtos

Medicina
O financiamento para medicina é a vertical do Pravaler para alunos e faculdades que ofertam o curso de medicina. Para isso, criamos derivações dos nossos elementos visuais para essa vertical.
Cores
Nossa paleta de cores segue o padrão de tons de verde derivados na nossa paleta de cores principal, e adicionando o Laranja para reconhecimento de marca.
Verde
HEX #0B452D
RGB: 11 69 45
CMYK: 88 44 84 51
Verde Luz
HEX: #EBFFE8
RGB: 235 255 232
CMYK: 7 0 11 0
Verde Pastel
#CBF9CA
203 249 202
20 0 28 0
Verde Sombra
#86E583
134 229 131
47 0 67 0
Laranja
#FA5300
250 83 0
0 77 96 0
Ilustrações
Nossas ilustrações se conectam com nossos estudantes por meio da identificação dos elementos utilizados na rotina dos estudantes.
Fotografia
Nossas imagens expressão o dia a dia dos estudantes de Medicina, bem como seus utensílios. Além de seguir o guia de fotografia do brandbook.
ícones
Pra garantir reconhecimento dos temas abordados criamos ícones específicos para falar sobre cada tópico seguindo as diretrizes de construção do brandbook.
Na prática