Conheça a identidade verbal e visual do financiamento estudantil Pravaler para estudantes. Empoderamos pessoas que desejam transformar suas vidas por meio do acesso facilitado à educação privada de qualidade.
conteúdo textual
Identidade Verbal
Quando o assunto é identidade verbal, o objetivo é construir uma linguagem proprietária, única, legítima, completa e impactante.
Mensagem
Potencializar as pessoas pra investirem no que querem ser.
Instigamos o protagonismo nas pessoas, mostrando caminhos e possibilidades de evolução. A gente ajuda as pessoas a alcançarem seus objetivos, a cursarem o que realmente querem ser.
Tom de voz
Construído a partir dos nossos atributos de personalidade
Possível
Nossos textos abrem a cabeça do estudante para as possibilidades de futuro. Reforçam que dá pra estudar o que a pessoa quiser e que existe um jeito mais inteligente e completo de financiar os estudos.
Presente
Nossos textos chamam o estudante pra perto. Entram na vida e nas histórias de quem estuda e de quem quer estudar, puxam a conversa, aprendem junto e mostram que ninguém está sozinho.
Potente
Nossos textos falam a real para o estudante. Descomplicam o assunto, transmitem ideias sem voltas nem palavras difíceis e fortalecem a confiança, porque se colocam do lugar de quem está lendo.
Manifesto
Se for pra ser, que seja Pravaler
Sua vida é feita do que você é e do que você quer ser.
Das escolhas que já fez e também daquelas que quer muito fazer.
Porque uma coisa é o que você consegue ter. Outra coisa é o que você quer ser.
Chamamos isso de liberdade. Pra escolher, pra estudar, pra ocupar novos espaços desde já. Pra ser a mudança, pra ser pravaler.
Pra ser livre pra se definir e até pra se repensar.
É sonho e realidade em um mesmo impulso. Cheios de coragem e vontade. É seu futuro marcando presença, falando a que veio, chamando pra ação.
Vai lá, escolhe o melhor pro que você quer ser.
Respira e vai! Porque agora tem gente torcendo e te fortalecendo.
Vai mesmo e vai pravaler!
Vai escolhendo o que quer fazer e onde quer estar. Vai porque existe quem investe junto e defende seu ideal.
Acreditamos em quem você é e te impulsionamos em direção ao que você pode ser.
Porque, sim, você pode MUITO! Sabemos que não é um pulo, é um caminho. Mas é um caminho que vale a pena. Não é do dia pra noite, mas é pra vida.
Se é o que você realmente quer ser, que seja Pravaler.
Materiais úteis
Esse material é exclusivo para pessoas que trabalham no Pravaler. Ficou interessado? Confira nossas vagas.
Glossário Pravaler
Leitura /14 min
Playbook de copywriting com informações fundamentais pra aplicar corretamente a nossa identidade verbal. Dicas de criatividade e conteúdo, técnicas de escrita persuasiva e exemplos do nosso dia-a-dia.
Manual de marca completo com a construção da nossa plataforma de marca. Trazemos os atributos da linguagem em detalhes, com exemplos e orientações pra potencializar a sua escrita sobre o universo Pravaler.
Treinamento de Criatividade e Copywriting focado em dicas práticas de uso da linguagem, técnicas de persuasão pra aquisição e orientações pra direcionar o time a escrever de forma cada vez mais adequada à nossa marca.
Mais do que o logo, toda marca forte possui um universo visual proprietário e que garante o seu protagonismo e diferenciação.
Logo
O logo Pravaler, entre todos os elementos da identidade visual, é o mais representativo. Por ter uma tipografia única e forte, combinada com nosso símbolo que nos identifica de maneira clara e direta.
Aplicação
Para garantir consistência, o logo de Pravaler deve ser aplicado, preferencialmente, em fundos Branco e Laranja. Além das aplicações em sobre cores secundárias.
Para uma melhor otimização e consistência do logo do Pravaler, e para que não haja perda de leitura em diversos formatos, foram geradas versões adaptativas, assim temos versões adequadas para diferentes momentos de uso.
Versão principal
Versão reduzida
Versão ícone
Margens
Para garantir a integridade do logo é necessário uma série de recomendações básicas de aplicação. Aqui você encontra uma área de proteção e redução máxima para cada variação de nosso logo.
Versão principal
Versão reduzida
Versão ícone
Parcerias
Na aplicação do logo Pravaler com logos de outras empresas, devemos respeitar a distância mínima e altura máxima, conforme exemplificado a seguir.
Usos incorretos
Pra garantir a integridade da nossa marca em todas as suas aplicações, respeite sempre as regras que foram apresentadas até aqui, e nunca as aplicações e composições a seguir. Em caso de dúvida, entre em contato com Marketing Pravaler: [email protected]
NUNCA altere as cores do logo.
NUNCA altere as posições e relações dos elementos do logo.
NUNCA acrescente outros elementos ao logo, como fios, setas ou selos.
NUNCA use o logo como marca d’água ou com transparência.
NUNCA gire nem distorça o logo. Qualquer ângulo de inclinação compromete seu entendimento correto.
NUNCA altere a fonte utilizada no logo.
Cores
Principais
Nossa paleta de cores principais é formada por 3 cores-base: Laranja Pravaler, Branco e Preto. Essa combinação gera reconhecimento e diferenciação cromática pra nossa marca.
As cores complementares foram elaboradas pra gerar flexibilidade de uso em nossa comunicação, expandindo nossa paleta principal e gerando variações, focando em contrastes, combinações e acessibilidade.
Vermelho Pastel
#FFE8E2 255 232 226 0 10 7 0
Roxo Pastel
#F3E8FF 243 232 255 3 9 0 0
Verde Pastel
#CBF9CA 203 249 202 20 0 28 0
Azul Pastel
#D1F2FC 255 245 179 16 0 1 0
Amarelo Pastel
#FFF5B3 255 245 179 1 1 37 0
Vermelho
#C92100 201 33 0 14 98 100 5
Roxo
#4A277D 74 39 125 88 100 15 4
Verde
#0B452D 11 69 45 88 44 84 51
Azul
#044058 4 64 88 89 69 44 33
Amarelo
#D97D27 217 125 39 12 59 100 1
Proporções
Entendemos que existem momentos específicos de comunicação, variação de público e mensagem. Por isso, temos recomendações pra orientar em cada caso. Dessa forma, é possível entender melhor o que buscamos como reconhecimento e residual em nossas comunicações.
Proporção institucional
Pra peças que possuem uma construção mais próxima à marca, recomenda-se o uso das cores na proporção que prioriza a nossa cor principal, o Laranja Pravaler.Assim, conseguimos assumir o nosso território e construir reconhecimento junto ao público.
Proporção para Ads
Pra ter mais flexibilidade e variedade nas composições diárias de comunicação, que possuem intuitos diversos, como informar, vender, divulgar algo específico, etc, é permitida uma presença maior das cores secundárias.Porém, é fundamental usar o Laranja Pravaler como cor transversal em todas as peças.
Composição
Elemento gráfico
Nosso elemento gráfico é utilizado como base de toda estrutura formal de layout, gerando um elemento presente, reconhecível, com reforço e residual ao elemento que temos em nosso logo. Além disso, gera consistência em diferentes peças e contextos. Aqui encontramos algumas possibilidades de composição usando nosso sistema e elemento gráfico.
Grid
Pra facilitar a composição gráfica dos materiais de comunicação, recomenda-se a utilização de um grid com ocupações em blocos de pelo menos 5% de preenchimento. Assim, geramos uma disposição com os respiros e espaçamentos necessários pra orientar a diagramação.
Tipografia
Pravaler Sans
A Pravaler Sans deve ser sempre utilizada no desenvolvimento dos materiais da marca pra ser sinônimo de quem somos.
Display x Text
A versão Pravaler Sans Display carrega características e detalhes em seu desenho que trazem personalidade e diferenciação, dando mais movimento, detalhes e singularidade. Já a versão Pravaler Sans Text é pensada e otimizada pro uso textual, tendo detalhes e otimizações desenhadas pra textos corridos e reduções.
Pravaler Sans Display
Extralight Light Book Regular Medium Semibold Bold Extrabold
Aa
Pravaler Sans Text
Extralight Light Book Regular Medium Semibold Bold Extrabold
Aqui mostramos algumas possíveis combinações. Sempre priorizamos a leitura, hierarquia e fluidez, mostrando também quando usar a versão Display e quando usar a versão Text.
Se tiver em dúvida de qual escala usar, confira o site: type-scale.com
Pravaler Display 65-350pt Medium/Semibold/Bold
Minhas escolhas são pravaler.
Pravaler Display 30-65pt Medium/Semibold
Minhas escolhas são pravaler.
Pravaler Text 29-7pt Light/Regular/Medium
Nulla et suscipit nunc, ut lacinia sem. Fusce aliquam erat tellus, ac consectetur augue aliquam sed. Aliquam vitae est nisl.
Fotografia
Nosso olhar fotográfico promove protagonismo e empoderamento aos personagens apresentados. Entendemos que a pluralidade da nossa nação precisa ser intrínseca em nossas ensaios. Assim, preservamos e valorizamos a inclusão de diversidade, respeitando nossas diferentes culturas, valores, etnias, idades, pesos e estilos de vida.
Cenários
Registros em estúdio
Ajudam em composições onde o foco é direcionado diretamente aos personagens, tirando ruídos externos e valorizando a presença das pessoas.
Registros ambientados
Cenários e fundos transmitem mensagens. São um recurso de contexto pra valorizar as narrativas, trazendo relevância à mensagem e autenticidade nos registros.
Cores em uso
Uma recomendação pra reforçar a presença da nossa marca em nossas fotos é através do uso de nossas cores em objetos, vestuário, acessórios e ambientes. Dessa maneira, nossa presença é marcada nas composições, mesmo sem tratamentos fortes nas fotos. É permitido usar nossas cores primárias ou secundárias.
Nosso desenho carrega consigo a geometria, além dos traços leves e simples provenientes das formas básicas, pra reforçar atributos estratégicos de nossa marca. Usamos uma perspectiva isométrica, destacando isso em nossas cenas. Nos temas das ilustrações, buscamos representar os contextos de nossos alunos, nossos produtos e reforçar nossos diferenciais.
Construção
Nossa construção parte da perspectiva isométrica pra conferir a sensação de profundidade e tridimensionalidade ao objeto desenhado.
Com o intuito de gerar um repertório de possibilidade e deixar mais evidentes os detalhes de luz e sombra nos objetos representados, temos uma expansão no repertório de nossas cores. Com isso, criamos possibilidades de detalhamento e uma sensação de profundidade ainda maior.
Essa expansão da paleta é de uso exclusivo para as ilustrações.
Laranja
#FA5300 250 83 0 0 77 96 0
Preto
#00000 0 0 0 100 100 100 100
Cinza
#ECECEC 236 236 236 6 4 4 0
Vemelho Pastel
#FFE8E2 255 232 226 0 10 7 0
Vermelho
#C92100 201 33 0 14 98 100 5
Roxo Luz
#F8F3FF 248 243 255 2 4 0 0
Roxo Pastel
#F3E8FF 243 232 255 3 9 0 0
Roxo Sombra
#C9A9F7 201 169 247 23 34 0 0
Roxo
#4A277D 74 39 125 88 100 15 4
Verde Luz
#EBFFE8 235 255 232 7 0 11 0
Verde Pastel
#CBF9CA 203 249 202 20 0 28 0
Verde Sombra
#86E583 134 229 131 47 0 67 0
Verde
#0B452D 11 69 45 88 44 84 51
Azul Luz
#E3FAFF 227 250 255 9 0 0 0
Azul Pastel
#D1F2FC 255 245 179 16 0 1 0
Azul Sombra
#7CD4E8 124 212 232 46 0 8 0
Azul
#044058 4 64 88 89 69 44 33
Amarelo Luz
#FFF6E6 255 246 230 0 2 9 0
Amarelo Pastel
#FFF5B3 255 245 179 1 1 37 0
Amarelo Sombra
#FEEE93 253 238 147 2 2 53 0
Amarelo
#D97D27 217 125 39 12 59 100 1
Ícones
Nossos ícones seguem a racionalidade da nossa identidade e são construídos a partir de uma malha de 24 por 24 unidades ou pixels, explicada nas páginas seguintes pra garantir uma excelente proporção. Independentemente da forma do desenho, um ícone Pravaler deve ser construído centralizado e sempre respeitando os limites da malha pra manter a proporção do conjunto.
Construção
Pra construção da família iconográfica, usamos um grid modular (24x24). Dessa forma, garantimos uma consistência na construção de nossos ícones.
Sobre cores
Redução
Pra garantir reconhecimento em pequenas aplicações, temos uma versão adaptada para reduções, que mantém as principais características, como o grid de construção, traço em linha e formas geométricas.
A definição da influência da animação nos ajuda a pensar na padronização como um elemento importante pra conseguirmos ter congruência visual entre todos os projetos.
O financiamento para medicina é a vertical do Pravaler para alunos e faculdades que ofertam o curso de medicina. Para isso, criamos derivações dos nossos elementos visuais para essa vertical.
Cores
Nossa paleta de cores segue o padrão de tons de verde derivados na nossa paleta de cores principal, e adicionando o Laranja para reconhecimento de marca.
Verde
HEX #0B452D RGB: 11 69 45 CMYK: 88 44 84 51
Verde Luz
HEX: #EBFFE8 RGB: 235 255 232 CMYK: 7 0 11 0
Verde Pastel
#CBF9CA 203 249 202 20 0 28 0
Verde Sombra
#86E583 134 229 131 47 0 67 0
Laranja
#FA5300 250 83 0 0 77 96 0
Ilustrações
Nossas ilustrações se conectam com nossos estudantes por meio da identificação dos elementos utilizados na rotina dos estudantes.
Fotografia
Nossas imagens expressão o dia a dia dos estudantes de Medicina, bem como seus utensílios. Além de seguir o guia de fotografia do brandbook.
ícones
Pra garantir reconhecimento dos temas abordados criamos ícones específicos para falar sobre cada tópico seguindo as diretrizes de construção do brandbook.